• Facebook Page: 100000238138589&ref=ts
  • Twitter: ifscgaspar

acesso informacao

29.10 | Inscrições reabertas para os cursos do IFSC. PDF Imprimir E-mail

Foram reabertas nesta quinta-feira (25) as inscrições para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As inscrições estavam suspensas desde o dia 15 de outubro para adequação do sistema, a fim de atender à nova Lei de Cotas. O prazo final continua sendo 11 de novembro.

 

A principal mudança ocorreu em relação aos cursos técnicos, que agora também terão reserva de vagas. De acordo com a nova lei, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Para os cursos de graduação, a reserva de vagas antiga não será mais válida. Agora, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Os candidatos que já se inscreveram nos cursos de graduação e fizeram a opção de reserva de vaga, deverão refazê-la de acordo com as novas regras. Os inscritos que não fizerem a adequação serão considerados inscritos na ampla concorrência.

De acordo com o chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Albertinho Della Giustina, os candidatos que já se inscreveram não serão prejudicados. “Quem já realizou a inscrição deve acessar o sistema e fazer as adequações necessárias. Todos os inscritos que autorizaram o envio de e-mail pelo Departamento de Ingresso receberão instruções de como fazer isso”, explica.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. As informações completas estão nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

 

Devolução da taxa de inscrição

 

Os candidatos já inscritos que desejarem cancelar sua inscrição em virtude das novas regras poderão requerer a devolução da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro. A solicitação pode ser feita pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no campus mais próximo.

 

Estude no IFSC

 

Ao todo, são 2.967 vagas em 75 cursos gratuitos distribuídos em 18 campi pelo estado. As oportunidades são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Os campi do IFSC também disponibilizam computadores para quem desejar fazer a inscrição no local. A taxa é de R$ 30 para cursos técnicos.O exame de classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro. Quem for aprovado, ingressará nos cursos do IFSC no primeiro semestre de 2013.

Os editais completos com todas as vagas estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

 

Opções de cursos

 

Os cursos técnicos oferecidos dividem-se entre: integrados ao ensino médio (nos quais o aluno faz o ensino médio junto com o técnico no IFSC), concomitantes ao ensino médio (em que o aluno estuda o técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição) e pós-ensino médio.

 

Novidades

 

Esse processo seletivo conta com novos cursos, todos na capital. No Campus Florianópolis, serão oferecidas três engenharias: elétrica, eletrônica e mecatrônica. Já o Campus Florianópolis-Continente oferta seus primeiros cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia.

 

Cursos oferecidos no processo seletivo 2013.1

 

Campus Gaspar

Técnico Integrado em Química (Matutino) – 40 vagas

Técnico Integrado em Vestuário (Matutino) – 40 vagas

Técnico Concomitante em Administração (Vespertino) – 40 vagas

Técnico Concomitante em Informática (Vespertino) – 40 vagas

Técnico Concomitante em Modelagem do Vestuário (Noturno) – 30 vagas

 

Fonte: www.ifsc.edu.br

 

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.